Troposfera:
A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre. Contém cerca de 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis.
(Fonte: Wikipédia)
Tropopausa[editar]
A tropopausa é a região limítrofe entre a troposfera e a estratosfera. As medições das mudanças de temperatura através da troposfera e da estratosfera podem identificar o exato local da tropopausa. Na troposfera, a temperatura diminui com a altitude. Entretanto, na estratosfera, a temperatura se torna constante, e então aumenta conforme a altitude. Então a troposfera é definida pela região fronteiriça entre regiões onde o gradiente adiabático é positivo (troposfera) e o gradiente adiabático é negativo (estratosfera).1 Assim sendo, a tropopausa é uma região de inversão térmica, e praticamente não há mistura entre estas duas camadas da atmosfera terrestre.
Composição[editar]
A composição química da troposfera é essencialmente uniforme, praticamente idêntica à composição da atmosfera terrestre como um todo (78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, além de outros gases em pequenas proporções), com a exceção notável do vapor de água. A fonte de vapor de água provém da superfície, por meio de processos de evaporação e transpiração. Além do mais, a temperatura da troposfera diminui com a altitude, e a pressão de vapor cai intensamente assim que a temperatura diminui. Assim, a quantidade de vapor de água que pode existir na atmosfera cai intensamente com a altitude. Assim sendo, a proporção de vapor de água na atmosfera terrestre alcança o seu pico perto da superfície e diminui com a altura.
Estratosfera:
A estratosfera fica logo acima da Troposfera.
(Fonte:Wikipédia)
A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
Na sua parte inferior, flui uma corrente de ar fria em jato, conhecida como jet stream, que exerce influência na meteorologia das zonas temperadas; entre trinta e cinqüenta quilômetros, encontra-se a ozonosfera, onde moléculas de ozônio absorvem a radiação ultravioleta do Sol devido a reações fotoquímicas, filtrando-as e protegendo-nos dos seus efeitos nocivos; neste ponto da estratosfera, o ar se aquece até a temperatura atingir cerca de 10 °C. Curiosamente, é exatamente por ação da radiação ultravioleta que as moléculas de oxigênio (O2)se separam em dois átomos individuais (O) que depois se combinam com uma molécula ordinária de oxigênio para formar o ozônio(O3)). Na estratosfera existem as nuvens-de-madrepérola, estas são formadas pela capa de ozônio, costuma ser muito estável, principalmente no espaço compreendido entre a tropopausa e a camada de ozônio.
É nela que se situa a maior parte do ozono, e não na mesosfera, como é comum dizer-se.
Mesosfera:
A mesosfera é uma região pouco conhecida, sabe-se que é possível monitorar as ondas de maré e ondas de gravidade através dos movimentos que se propagam através dos gases ionizados dessa região.
Termosfera:
(fonte: Wikipédia)
A termosfera está localizada acima da mesopausa, sua temperatura aumenta com a altitude rápida e monotonicamente até onde adensidade das moléculas é tão pequena e se movem em trajetórias aleatórias tal, que raramente se chocam. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita o Vaivém Espacial (Ônibus Espacial).
Também chamada de quimiosfera esta camada da atmosfera vai desde 80, 85 km, até aproximadamente 640 km de altitude, em relação à superfície do planeta Terra.
Os átomos isolados de oxigênio e nitrogênio reagem e dissociam-se em íons, formando camadas ionizadas que variam conforme a hora do dia, época do ano, vento solar, entre outros.
Nesta região, os íons absorvem parte da radiação ultravioleta vindos do sol.
Na parte superior da termosfera existe a exosfera, região onde as moléculas movem-se em trajetórias balísticas e raramente colidem entre si.
Nesta região, o significado gás não tem mais sentido.
Exosfera:
A exosfera é a região da atmosfera mais próxima do espaço.
(Fonte:Wikipédia)
É a camada mais externa da atmosfera, e zona de transição com o espaço exterior. Extremamente rarefeita, composta de 50% de hidrogênio e 50% de hélio suas temperaturas são em torno de 1000º C, devido à grande presença de plasma. Como estes íons são muito rarefeitos não há perigo de uma nave ou satélite sofrer aquecimento, a quantidade de calor contido nestes íons é muito pequena. É nessa altitude que se situam diversos satélites, inclusive o telescópio espacial Hubble, e nenhum deles necessita de proteção térmica extra
.
--->Representação da atmosfera terrestre.