segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cometas

Essa semana irei falar sobre os cometas.

Cometas são simplesmente como "bolas" de gelo girando pelo Sistema Solar. Quando,depois de um longo período, se aproximam do Sol,deixam escapar um halo luminoso de gás.

Os cometas possuem uma grande variedade de períodos orbitais diferentes, variando de poucos anos a centenas de milhares de anos, e acredita-se que alguns só passaram uma única vez no Sistema Solar interior  antes de serem arremessados no espaço interestelar. Acredita-se que os cometas de período curto tenham sua origem no Cinturão de Kuiper, ou em seu disco de espalhamento,1 que fica além da órbita de Netuno. Já os cometas de longo período, acredita-se que se originam na Nuvem de Oort, consistindo de restos da condensação da Nebulosa solar, bem além do Cinturão de Kuiper. Os cometas são arremessados dos limites exteriores do Sistema Solar em direção ao Sol pela perturbação gravitacional dos planetas exteriores (no caso dos objetos no Cinturão de Kuiper) ou de estrelas próximas (no caso dos objetos da Nuvem de Oort), ou como resultado da colisão entre objetos nestas regiões.Os cometas são distintos dos asteroides pela presença de uma coma ou cauda, apesar de cometas muito antigos que perderam todo material volátil podem se assemelhar a asteroides .2 Acredita-se que uns asteroides tenham uma origem diferente dos cometas, tendo se formado no Sistema Solar interior em vez do Sistema Solar exterior,3 mas algumas descobertas recentes 4 tornaram um pouco mais nebulosa a distinção entre asteroides e cometas .Até maio de 2005 foram registrados 3.648 cometas conhecidos5 dos quais 1.500 são Cometas rasantes Kreutz e cerca de 400 são de período curto.6 Este número está aumentando. Entretanto, ele representa apenas uma pequena fração da população total potencial de cometas: o número de corpos semelhantes a cometas no sistema solar exterior pode chegar a um trilhão.7 O número de cometas visíveis a olho nu é, em média, de um cometa por ano, e a maioria deles é discreto e nada espetacular.8 Quando um cometa historicamente brilhante ou notável é visto a olho nu por muitas pessoas, ele pode ser chamado de Grande Cometa.

--->Cometa Borrely. Cometa Borrelly, formalmente conhecido por 19P/Borrelly, é um cometa periódico descoberto pelo francês Alphonse Borrelly em 28 de dezembro de 1904 durante uma rotina de procura de cometas em MarselhaFrança.


Bom,por hoje é só. Amanhã irei falar mais sobre os cometas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário