sábado, 19 de outubro de 2013

eclipse 18/10/13

Voltei!

Enfim...  Não sei por que ninguém votou, mas tudo bem.
Está cancelada a votação por conta disso.


Bem, eu tenho perguntas:

Que planeta é aquele ao lado do Sol, quando este se põe?

Por que o Sol nasce de um lado e se põe de outro?

Por que no Japão é noite e no Brasil é dia?

Por que o céu é azul?

Todas essas perguntas serão respondidas a partir da segunda-feira, no assunto duplo: Rotação da Terra e movimento do Sol.


Agora, uma imagem do eclipse lunar de hoje:


O que é um eclipse penumbral?

Ontem (18/10/13) deu para ser visto no Brasil um Eclipse Lunar Penumbral. Ao contrário do eclipse comum, a lua ficou amarelada (laranjada ou mais brilhante, em alguns lugares). Afinal, qual é o conceito de eclipse penumbral?

(Achei isso no yahoo respostas)

Respostas:

olha a img 
http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclips…
explica graficamente para você.

É quando a Lua fica na penumbra da Terra, fazendo com que a Lua cheia fique mais escura que o normal. Eu observei a Lua durante horas, mas não vi nada de anormal, só estava mais brilhante, já que estava 100% iluminada


Os tipos de eclipse :

 


O eclipse de ontem:



eclipse penumbral da Lua é registrado no Brasil




Eclipse penumbral da Lua foi observado da cidade de Paulista, em Pernambuco Foto: Léo Melo / vc repórter
Eclipse penumbral da Lua foi observado da cidade de Paulista, em Pernambuco
Foto: Léo Melo / vc repórter

Um eclipse penumbral da Lua pôde ser observado no céu de todo o Brasil na noite da última sexta-feira. O fenômeno teve início às 18h51 e seguiu até 22h51, no horário de Brasília, mas, em alguns estados, a visibilidade foi prejudicada pelo excesso de nuvens.
De acordo com a agência meteorológica Climatempo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul e a fronteira do Sul com a Argentina e o Paraguai estiveram entre os locais com melhores condições de observação do eclipse.
Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pela sombra da Terra. O planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. Assim, a sombra da Terra esconde total ou parcialmente a Lua.
No entanto, o fenômeno ocorrido nessa sexta é considerado pelos astrônomos como penumbral, já que neste tipo de evento a Lua entra apenas na faixa de penumbra e fica suavemente escondida.
“É como se colocássemos um véu negro transparente entre a Terra e a Lua. No eclipse total, o disco lunar fica totalmente escuro, encoberto pela sobra da Terra”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.
"Vale lembrar que em casos como este a Lua perde levemente sua cor prateada, apresentando um leve e modesto tom de cinza, fato perceptível para quem está acostumado a observar a Lua nas grandes cidades com poluição luminosa", diz o consultor em astronomia Marcos Calil. 
"Já quem reside fora das cidades com poluição luminosa pode perceber que no ecliplse penumbral a Lua não produz a habitual sombra das pessoas ou objetos", completa Calil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário